Existe o dom espiritual de visão?

 Pr. Airton Evangelista da Costa

Deus se revela aos crentes de várias formas, dentre as quais estão as visões. São muitos os exemplos na Bíblia. A promessa está em Joel: “Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão VISÕES” (Joel 2.28).

O cumprimento dessa profecia, de 800 a.C, deu-se após a ressurreição de Jesus, como está em Atos 2.4: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. Logo após esse evento sobrenatural, o apóstolo Pedro fez um longo discurso em que disse que a descida do Espírito foi em cumprimento ao que disse o profeta Joel (At 2.16). E também disse que as gerações futuras poderiam receber o Espírito: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.39).

As visões são meios de revelação divina.  Deus não está limitado aos nove dons espirituais, como descritos em 1 Coríntios 12.6-10. As visões são manifestações sobrenaturais do Espírito, tanto quanto os dons espirituais de profecia, variedade de línguas, discernimento de espíritos, e outros. Lembremo-nos do que está em 1 Co 12.4 “Há diversidade de dons…”. Um exemplo é a capacidade que foi dada a José, de interpretar sonhos (Gn 41.1-36). Estêvão, antes de morrer, teve uma visão do céu (At 7.59); a visão de Ananias (At 9.10-12); a visão de Paulo (At 16.9); a visão de Pedro (At 10.9-16); a visão de Ezequiel, do vale dos ossos secos (Ez 37.4-6). Como se vê, antes da era dos apóstolos, Deus se manifestava em visões.

Os dons espirituais e ministeriais objetivam o aperfeiçoamento dos santos, assim como a capacidade de interpretar sonhos e ter visões. “DOM” significa aquilo que é dado. A visão é a capacitação DADA ao crente para ver coisas que não veria com olhos carnais. Mas a visão é dada com propósito definido, segundo o os desígnios de Deus. Dito isto, quem teve uma visão recebeu uma dádiva, foi agraciado com um dom, ainda que tenha sido uma única vez na vida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *