“Ensina-nos a Orar”

Pastor Timofei Diacov

A oração, quando feita de coração, é uma das mais sublimes coisas da vida cristã. Quanta bênção recebemos quando oramos, e quanta bênção deixamos de receber, quando deixamos de orar! Impressiona-nos a palavra de Samuel, que diz: “Longe de mim que eu venha a pecar, deixando de orar por vós”. Parece que esse tipo de pecado se comete a todo instante. Mas, afinal, o que é orar? Orar não é rezar, pois rezar é o recitar de uma prece que alguém fez, enquanto que orar é falar com Deus, é dizer-lhe de coração aberto aquilo que sentimos. João Batista, tudo indica, foi um homem de muita oração; e como sabia orar! Tanto assim que os doze apóstolos pediram ao Senhor que os ensinasse a orar assim como João ensinava aos discípulos dele.

Mas será que todos já sabem orar? Há algumas coisas que gostaríamos de trazer à consideração, que julgamos necessárias. Gostamos de observar quando ouvimos orações feitas pelos membros de nossas igrejas e também, algumas vezes, pelos pastores. Gostaríamos de simplesmente considerar algumas frases.

Por que dizer “Para que tu possas fazer”, quando a Bíblia diz que Deus tudo pode? Não seria melhor dizer: “Para que tu faças?” Quando oramos em público não seria melhor dizer: “nós te pedimos”, do que dizer “eu te peço”? Ora, aquele que ora em público ora em nome de toda a congregação. Quando oramos em secreto, em nossa casa, sozinhos, podemos dizer: “eu te peço”. Aliás, o pronome “eu” deveria até ser evitado na medida do possível, para ser usado “nós”.

Confesso que sinto dificuldades de dizer “amém” quando se usa em público “Peço-te que perdoes os meus pecados”, ou ainda “Senhor, eu quero te louvar”. Bom seria que fôssemos mais corretos, dizendo: “nós te louvamos”. E quanto aos pronomes? Quanta confusão o nosso povo faz, quando os usa! Por exemplo: ora dizem uns “tu”, outras vezes “vós”. E há até quem use o “você”. A Igreja Romana, ainda que tenha a bíblia, usa, na oração do Senhor, ou também na chamada “oração do Pai Nosso”, o pronome vós, ao invés de “tu”. E por que Jesus usou o “tu” e não o “vós”? Certamente Ele nos quis dar o exemplo de que deve haver maior aproximação do homem com Deus; deve haver maior intimidade, pois para muitos, a distância entre Deus e o homem é muito grande.

Mas, perguntaria o distinto leitor: “E Deus não ouve uma oração simples, com os erros gramaticais? Claro que sim! Mas, perguntamos nós: se existe a maneira correta, por que não aprendê-la? Afinal não estamos querendo aprender o correto? Ou preferimos viver ignorando as verdades? E se o assunto é “ensina-nos a orar”, vamos aprender a orar da melhor maneira possível; porque o Evangelho, além de salvação, também é cultura, e cultura não faz mal a ninguém . O saber não ocupa lugar.

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 – Jardim Pinheiro
16400-576 – Lins – SP
(0xx14) 522-7032.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *