ELEMENTOS RELEVANTES DA CEIA DO SENHOR
I Coríntios 11: 23-31 – 17/08/2008
Pastor Antonio de Moraes Regly
INTRODUÇÃO
Durante quase 40 anos tenho visto a Ceia do Senhor ser celebrada e a cada vez que isso acontece tenho aprendido algo novo.
A Ceia do Senhor não é um mero ritual a ser repetido.
Nenhuma Ceia é igual às outras.
O Senhor sempre nos acrescenta algo novo.
Nós também nunca somos os mesmos.
A expressão Ceia do Senhor quer dizer: Comunhão. Na linguagem original quer dizer: Festa do Amor. Amor no sentido ágape, que representa o amor de Deus.
Quero pensar com os irmãos sobre o tema: ELEMENTOS RELEVANTES DA CEIA DO SENHOR. Relevante é tudo aquilo que deve ser considerado, que tem real importância.
Devemos participar da Ceia do Senhor com seriedade e dignidade.
Devemos ter em mente o seu propósito e a sua finalidade.
Ao instituir a celebração da Ceia, Jesus estabeleceu os elementos pão e vinho como simbolismos do seu corpo e sangue. E determinou que outros elementos – não materiais – fossem observados: o propósito, a finalidade e o auto-exame de quem dela participa.
Abram as suas Bíblias em I Coríntios 11: 23-31.
Quando a Igreja de Corinto se reunia para celebrar a Ceia do Senhor era um desastre. Seus membros usavam-na para agitar os ânimos na igreja, numa competição semelhante às torcidas organizadas. De modo que os partidarismos destacavam-se na igreja. Todos queriam ser os melhores em detrimento dos outros.
Havia práticas de glutonaria. Os ricos comiam até se enfastiar e os pobres, além de serem impedidos de participar da mesa, ficavam com fome.
Eram também desprezados e humilhados.
O mais grave eram os pecados ocultos de alguns membros da igreja que, ao participar do memorial, desqualificavam a Ceia do Senhor.
Olhando para realidade da Igreja de Corinto precisamos analisar o nosso contexto para observarmos se estamos participando da Ceia do Senhor do jeito que o Senhor espera que nós participemos.
Se estamos observando corretamente esta ordenança, ao mesmo tempo em que levamos em consideração os seus elementos.
1 – O primeiro elemento relevante da Ceia do Senhor é: A CEIA É UM MEMORIAL – v. 24 e 25
Este é o propósito pelo qual nos reunimos para celebrar a Ceia: trazer à memória tudo quanto Jesus fez pelo homem; sua submissão ao Pai; deixar-se crucificar na cruz e derramar o seu sangue por nós pecadores.
Alguns crentes confundem o propósito da Ceia do Senhor com outras coisas que sequer fazem parte deste memorial. Pensam que a Ceia os faz ficar mais consagrados, mais fortes espiritualmente; que a Ceia tem o propósito de curar as enfermidades ou proporcionar mais bênçãos para as suas vidas.
Mas o verdadeiro propósito da Ceia do Senhor é manter vivo na memória de cada discípulo tudo quanto o Senhor fez, de modo a não cair no esquecimento e começarem a inventar coisas que o Senhor não ensinou, nem determinou aos seus discípulos, e muito menos à sua igreja.
2 – O segundo elemento relevante da Ceia do Senhor É O PÃO – v. 23 e 24
O pão simboliza o sacrifício que Cristo fez por nós na cruz do Calvário. Ele deu o seu corpo para ser crucificado. Um sacrifício que só era imposto ao mais vil dos criminosos, que provocava o maior sofrimento ao ser humano.
Tudo isto porque Deus nos amou e deu o seu Filho para morrer na cruz em o nosso lugar.
Ao receber o pão, sua mente deve se reportar à narrativa bíblica sobre tudo quanto Jesus passou e sofreu, para que você tivesse vida, e vida em abundância.
Qualquer pensamento que desvie a sua atenção do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário, o torna participante indigno deste memorial.
3 – O terceiro elemento relevante da Ceia do Senhor É O VINHO – v. 25
O vinho simboliza o sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário. Sangue que purifica de todo o pecado.
No Antigo Testamento o sacerdote recebia os animais a serem sacrificados pelos pecados do povo. Primeiro imolava e aspergia o sangue que tornaria o povo limpo.
Ao derramar o seu sangue, Jesus se fez sacrifício e sacerdote. A nova aliança que o seu sangue traz garante que não será mais preciso matar animais.
O seu sacrifício agora é único e purifica de uma vez por todas todo aquele que nele crê.
4 – O quarto elemento relevante da Ceia do Senhor é A SUA FINALIDADE – v. 26
A finalidade da celebração da Ceia do Senhor é anunciar ao mundo que Jesus morreu na cruz do Calvário pelos seus pecados. Anunciar que todo aquele que crer em Jesus será salvo por ele do fogo do inferno. Terá vida em abundância aqui, no presente e também no porvir.
Este anúncio, esta pregação, devem durar até que Jesus volte para buscar a sua igreja.
Depois que a igreja subir não mais celebrará a Ceia do Senhor, mas as Bodas do Cordeiro.
5 – O quinto e último elemento relevante da Ceia do Senhor é O AUTO-EXAME – v. 28 a 30
Todos os elementos da Ceia do Senhor perdem o seu valor para aquele que dela participa indignamente. Que participa dela em pecado.
Ao instruir que se fizesse o auto-exame, o apóstolo Paulo não tem a intenção de deixar algumas pessoas de fora, mas o seu desejo é que elas se arrependessem e participassem da Ceia dignamente.
Durante todos estes anos tenho visto pessoas fazerem sinais para os diáconos numa demonstração de que não vão participar da Ceia do Senhor, numa forma de evitar serem réus do corpo e do sangue.
Na realidade, tanto o participar estando com pecado encoberto, quanto não participar por não achar-se em condições, tornam o crente indigno e réu do corpo e do sangue do Senhor. A recusa é o mesmo que dizer que não quer e nem vai se arrepender do pecado cometido.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça”. I João 1:9.
Se no momento do auto-exame você entender que precisa se arrepender e confessar algum pecado, e pedir perdão ao Senhor, você estará habilitado a participar da Ceia do Senhor dignamente.
CONCLUSÃO
Nós vamos celebrar, neste momento a Ceia do Senhor. Antes, porém, quero lhe dar a oportunidade de orar ao Senhor. Se você, no seu auto-exame checou à conclusão de que não tem nada do que se arrepender o confessar, faça uma oração de agradecimento pelo sacrifício de Jesus e pela oportunidade de poder participar deste memorial.
Não se preocupe com quem está ao seu lado. Eu também vou orar. Este é o seu momento com o Senhor e também o meu momento.
Em seguida nós estaremos distribuindo os elementos e realizando a Ceia do Senhor.
Quem pode participar da Ceia do Senhor: todo aquele recebeu a Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal de sua vida e foi batizado, tornando-se membro de uma igreja evangélica e esteja em plena comunhão com ela, seus membros e Senhor.
Email: [email protected]
MSN: [email protected]
Home: http://www.evelyns-place.com/decoracaopracoracao/
__._,_.___