Não. É pecado mentir, ou seja, declarar que está saudável, bom, curado, quando na verdade está doente. Vejam:
1 – “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades” (1 Tm 5.23). O Apóstolo não se preocupou em confessar a enfermidade de Timóteo. “O vinho usado para o estômago, de conformidade com os antigos escritos gregos sobre medicina, costumava ser do tipo não-embriagante” (Bíblia de Estudo Pentecostal).
2 – “Como sabem, foi por causa de uma doença que lhes preguei o evangelho pela primeira vez. Embora a minha doença lhes tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo ou desdém” (Gl 4.13-14-NVI). Os homens de Deus estão sujeitos a contrair doenças, e, enquanto doentes, devem falar a verdade.
3 – “Foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.7-8). Qualquer que seja a definição desse espinho, sabe-se que não era coisa boa. Paulo fez questão de registrar o fato, de falar a verdade. Note-se que Deus, por Sua soberania, nem sempre responde sim.
4 – “Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto” (2 Tm 4.20). É bem provável que Paulo tenha orado pelo discípulo para que fosse curado. Se Deus não o curou, só restava falar a verdade. A confissão da verdade não agrava o problema. O poder não está em nossas palavras.
5 – “A minha alma está profundamente triste até à morte” (Mc 14.34). A exemplo de Jesus, não há nenhum problema de dizermos que estamos doentes, ansiosos, angustiados. Ora, temos é que confessar a Deus nossas fraquezas.
6 – “Ora, Eliseu estava sofrendo da doença da qual morreria” (2 Rs 13.14-NVI). A Bíblia, fiel aos fatos, registra as doenças dos grandes homens de Deus. Eliseu foi o profeta que sucedeu a Elias. Dentre outros prodígios, fez reviver o filho da Sunamita (2 Rs 4.8-37) e curou a lepra de Naamã (2 Rs 5.1-27). Era um homem sem fé? Por que adoeceu e morreu em consequência de sua doença? Soberania de Deus.