Dúvida quanto aos filhos de Jessé

Consulta:

Eu tenho um duvida, quantos filhos tive Jessé pai de Davi?
Em 1Sm capítulo 16 e 17 vemos que tinha 8 filhos, porém, em 2 Crônicas 2:13-14 menciona Davi como sendo o 7 filho. Qual explicação pra isso?

RESPOSTA:

Amado irmão,

Sua dúvida faz mesmo sentido. Acontece que em 1Sm 16 observamos apenas a nomeação dos três irmãos mais velhos de Davi: Eliabe (v. 6), Abinadabe (v. 8) e Samá (v. 9), que é chamado de Siméia (em 1Cr 2:13) por conta de uma variação na transliteração do texto hebraico. No entanto, o texto diz que Jessé apresentou sete de seus filhos a Samuel (v. 10), antes da chegada do mais novo, Davi, que ele mandara buscar no campo (v. 11). 1Cr 2:14 dá os nomes dos demais como sendo Natanael, Radai e Osém, e especifica que Davi era o sétimo. Que aconteceu ao outro filho, cujo nome não é dado em 1Sm 16, sendo totalmente ignorado em 1Cr 2? A resposta a esta pergunta vai responder ao seu questionamento.

Especialistas de renome, dentre os quais Delitzsch, sugerem que esse filho teria falecido sem posteridade; por isto, seu nome não foi preservado à época em que os livros de Crônicas foram redigidos. Ele poderia ter morrido de algum acidente ou doença, ainda jovem, antes de casar. Visto não ter deixado descendentes, nem ter contribuído com alguma façanha à época de Davi, não havia uma razão especial para conservá-lo na lista dos filhos de Jessé. É bom lembrar de um costume preservado entre nós brasileiros (e que parece ter origem judaica) de alistar os filhos de uma família apenas contando os vivos (mas às vezes mencionando que tantos são falecidos). Ao que parece, é possível que algo semelhante tenha acontecido na família de Jessé. O número total de filhos, portanto, teria sido oito, mas apenas sete sobreviveram e desempanharam um papel importante durante a carreira de Davi.

Pr. Lázaro Soares de Assis – Conselheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *