Divergência Doutrinária

Mensagem: Prezado: Onde está na Bíblia que o Evangelho é fonte de lucro? Para enriquecimento dos pastores. Por que a Bíblia é uma só e Batistas a interpretam de uma maneira, pentecostais de outra, uns crêem em dom de línguas outros não, uns crêem em curas outros não e assim as doutrinas se multiplicam, sem contar as multiplicações de ministérios, denominações etc. Quem realmente está ensinando o verdadeiro evangelho de Jesus. Qual igreja Jesus frequentaria hoje? Responda-me por gentileza qual a explicação para tanta divergência doutrinária entre as igrejas evangélicas. E os Livros? Cada autor diz o que quer.. e TUDO POR DINHEIRO…ou eu estou mentindo? Obrigado. Não sou espírita.

RESPOSTA

Prezado Hélio,

“Onde está na Bíblia que o Evangelho é fonte de lucro?”

R – Está escrito: “Assim ordenou o Senhor aos que anunciam o evangelho, que VIVAM DO EVANGELHO” (grifo meu; 1 Co 9.14). “A Bíblia nos ensina, no Antigo Testamento (Dt 25.4; cf. Lv 16.26; 8.6) e no Novo Testamento (Mt 10.10; Lc 10.7), que aqueles que se dedicam à proclamação da Palavra de Deus devem ser sustentados por aqueles que, desse trabalho, recebem bênçãos espirituais” (Comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal). Todavia, não se trata de um meio para “enriquecimento” de pastores, mas para, tão somente, tirar do seu trabalho o necessário ao seu sustento e de sua família. Quem procede de forma diferente age em desacordo com a vontade do Senhor.

Uns crêem em dom de línguas outros não” – O dom de línguas é bíblico: “Por um só Espírito é dado… O dom de “variedade de línguas, e a outro, a interpretação de línguas” (1 Co 12.10). Jesus disse: “Estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios, falarão novas línguas” (Mc 16.17; v. Atos 2.4). Há igrejas, as não pentecostais, que não acreditam na atualidade do dom de línguas, que estaria restrito à era apostólica. Tal ensinamento controverso não implica perda da salvação. A salvação se dá pela graça, mediante a, fé no Senhor Jesus, e independe de possuir ou não o dom de línguas.

“Uns crêem em curas outros não” – Nossa regra de fé e prática é a Bíblia. Muitos desvios se dão em decorrência da falta de estudo e meditação na Palavra. Jesus disse: “Em meu nome curarão os enfermos” (Mc 16.18).

“Quem realmente está ensinando o verdadeiro evangelho de Jesus” – A resposta está na pergunta. Como existem várias denominações evangélicas, cada um deve procurar uma igreja que esteja em sintonia com a Bíblia Sagrada e pregue o verdadeiro evangelho, o evangelho que está nas Escrituras.

“Qual igreja Jesus frequentaria hoje?” – A Igreja de Cristo é composta de todos os que O invocam como Senhor e Salvador; que crêem na Sua morte e ressurreição; que passaram pela experiência do Novo Nascimento, mediante sincero arrependimento; que são reconhecidos como filhos de Deus (Jo 1.12; Rm 10.9; Ef. 2.8,9). Somente Deus conhece a Sua Igreja, o seu povo, dentre os que já faleceram e os que estão vivos, isto é, igreja visível e invisível. É esta a Igreja que será arrebatada na vinda do Senhor (1 Ts 4.16-17).

“Qual a explicação para tanta divergência doutrinária entre as igrejas evangélicas” – Onde há homens, há imperfeições. Deus está atento aos desvios doutrinários que levam a desobedecer a Sua vontade. No momento certo, o joio será colhido e lançado no fogo. Ensinou o Senhor Jesus: “Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro” (Mt 13. 30).

“Tudo por dinheiro” – Os falsos mestres, os enganadores do povo serão julgados. Porém, somente Deus pode julgar com justiça. Só Ele pode separar, com justiça e perfeição, o joio do trigo. O Senhor Jesus advertiu: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis” (Mt 7.15-16ª).

“Eu estou mentindo”? – Não creio que o senhor esteja mentindo. Louvo a Deus pelo seu desejo de compreender a verdade do Evangelho.

Peço desculpas se minhas respostas não atenderem às suas expectativas.

Pr. Airton Evangelista da Costa

20.09.2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *