Davi Adorava Outros Deuses?

Consulta:

I Samuel 19:11 e 12.
“Mas Saul mandou mensageiros à casa de Davi, para que o vigiassem, e o matassem pela manhã; porém Mical, mulher de Davi, o avisou, dizendo: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã te matarão.
12 Então Mical desceu Davi por uma janela, e ele se foi e, fugindo, escapou.
13 Mical tomou uma estátua, deitou-a na cama, pôs-lhe à cabeceira uma pele de cabra, e a cobriu com uma capa.
14 Quando Saul enviou mensageiros para prenderem a Davi, ela disse: Está doente. Minha pergunta é como que uma estatua (idolo do lar) estava na casa de Davi ou seja o que uma estátua dessa estaria fazendo lá?

RESPOSTA

Na Bíblia Linguagem de Hoje está assim: “Então Mical pegou o ídolo protetor do lar e o deitou na cama”.

“Estátua (hebraico teraphim). Os terafins eram os deuses familiares, trazidos desde os tempos antigos da Mesopotâmia e usados como encantamentos, a despeito da proibição de idolatria (conf. Gn 31.19; Jz 17.5; 18.14; II Reis 23.24). Neste caso, o terafim parece que tinha forma humana, e era do tamanho de uma pessoa. Conf. I Sm 15.23). A palavra traduzida como cabeceira (13) parece ter saído um acolchoado de pele de cabra… É lamentável que as relações entre Mical e Davi não tenham sido mais felizes em anos posteriores, visto que tanto o amava. Saul a deu como esposa a Palti (I Sm 25.44), como sinal de completo rompimento com Davi. Quando era rei, em Hebrom, Davi mandou buscá-la de volta com o auxílio de Abner (II Sm 3.13-16) – assim garantindo reparação parcial pelo erro que contra si havia si havia cometido… A permanente alienação entre Mical e Davi é relatada em II Sm 6.20-23. Sua história é triste. Tanto contra ela como contra Davi foram feitos erros graves. Os sentimentos insultados talvez expliquem parcialmente a alienação” (Novo Comentário da Bíblia, Vol. I, p. 314)”.

A Bíblia não diz de quem era a estátua; diz que Mical “tomou uma estátua”, isto é, pegou ou apanhou uma estátua. Estaria essa estátua na própria casa ou ela a conseguiu em algum lugar? Esse tipo de estátua (de deuses) era comum naquela época. Pela pressa com que Mical agiu, entendo que a estátua estava próxima, à mão, na própria casa de Davi. Teria sido levada por Mical da casa de Saul? Provavelmente. Davi sabia da existência dessa estátua em sua casa? Provavelmente sabia, pois a estátua era do tamanho de um homem.

O contexto nos diz que Davi se casou com a pessoa errada, e idólatra. Creio que, por amor à mulher, admitiu (tolerou) que ela continuasse com seus ídolos e crenças pagãs. Caso semelhante, quando uma crente casa com uma idólatra e tem que tolerar coisas indesejáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *