Abominação da desolação – Essa expressão significa literalmente detestável ruína ou detestável devastação [Do lat. abominabilis, o que é detestado; e desolatione, ruína, devastação]. Esse termo profético, de certa forma misterioso, tem origem em Daniel 9.27 e 12.11, e foi usado pelo Senhor Jesus: “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo, então os que estiverem na Judeia, que fujam para os montes… porque haverá, então grande aflição…” (Mt 24.15-28; Mc 13.14). Essa abominação dar-se-á na fase final da Grande Tribulação e constituirá o principal sinal da volta iminente do Senhor Jesus. Não confundir esta volta com a que ocorrerá para arrebatar Sua Igreja. Aquele sinal – a abominação -, que será reconhecido por todos os fiéis da Tribulação, atentos à Palavra, está associado à invasão de Jerusalém; à profanação do templo pelo Anticristo; à proibição dos cultos de louvor e adoração a Deus, e à exigência de adoração a ele próprio (à Besta) e à sua imagem ( Lc 21.20; 2 Ts 2.3-4; Dn 11.31; 12.11; Ap 13.14-15). Daí porque Jesus adverte: quando vocês virem essas coisas acontecerem preparem-se porque o fim está próximo.
Antes da profanação do templo pelo Anticristo, outros sinais surgirão, todos indicando que o Maligno está em plena atividade e que Cristo não tardará. Surgirão “falsos cristos e falsos profetas e farão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mt 24.24). Esses pseudo profetas operarão curas, milagres, sinais e maravilhas. Um desses falsos profetas, conhecido como “a outra besta”, estará atuando na Grande Tribulação, e terá a missão de preparar o caminho do Anticristo (Ap 13.11-17;16.13; 19.20; 20.10). Quem estiver andando de acordo com a Palavra não será enganado, porque saberá discernir esses falsos cristãos. Saberá distinguir o real do verdadeiro. Por muito menos hoje em dia muitos ficam boquiabertos ao verem, por exemplo, um demônio, que se apresenta como “Dr. Fritz”, efetuar intervenções cirúrgicas sem anestesia. Outros demônios operam “regressão” em suas vítimas, fazendo-as sentirem-se em vidas passadas. Outros operam a “projeção astral”. Assim, será muito fácil para o Anticristo enganar um povo de há muito acostumado a adorar outros deuses e a buscar alívio no ocultismo. A preparação do mundo para receber o Anticristo vem de longe. O espírito do anticristo já opera nos corações. Os satanistas estão abrindo mais e mais templos; os esotéricos dizem que todos somos deuses; os espíritas afirmam que a alma salva-se a si mesma, que não existe Juízo Final. Paulo adverte: “O mistério da injustiça já opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado (2 Ts 2.7). Vejam: “Já opera”, ou seja, está em operação em nossos dias, sem contudo desenvolver plenamente suas atividades por causa da resistência da Igreja.
O sinal e o número da besta (Ap 16-18)
Ao implantar seu governo mundial e a sua religião única, o Anticristo exigirá adoração e fidelidade exclusivas a ele. Para melhor controle, todos os seus seguidores serão identificados com o seu nome ou o seu número na mão direita ou na testa. Certamente, na testa será impresso o nome, e, na mão, o número. Hoje em dia há um número incalculável de pessoas que carregam em seus corpos tatuagens com motivos vários: feras, dragões, demônios, flores, etc. Portanto, muitos aplaudirão a novidade exigida pelo Anticristo. Os jovens vivem buscando algo diferente, para parecerem diferentes. Em nossa época, mesmo sem qualquer exigência, se surgir um tatuador disposto a fazer gratuitamente tatuagens com o nome BESTA na testa das pessoas, um bom número de homens e mulheres aceitariam o convite. É a humanidade na marcha irreversível para o fim de todas as coisas. O número na mão poderá também ser colocado com uma tatuagem ou mediante a implantação de um componente eletrônico – um chip – sob a pele, com todas as informações (idade, sexo, cor, localização geográfica, etc.) do seu portador. Assim, os adoradores da besta serão monitorados vinte quatro horas por dia através de um computador de grande capacidade. Quem não tiver na mão ou na testa o sinal da besta não realizará qualquer negócio de compra e venda, ou seja: negócios comerciais, industriais e imobiliários (Ap 13.16-18). Alguém faz hoje algum negócio sem o número do CGC, CPF ou RG? A Bíblia diz que o número da Besta é “666”. Muitos teólogos têm procurado significado real para esse número. Há os que afirmam que na Bíblia “seis” é o número do homem, e “três” o número de Deus. Logo, 666 representaria o homem igual a Deus. Várias seitas afirmam que o homem é Deus, que somos deuses. Logo, quando vier o Anticristo não haverá muita dificuldade em aceitá-lo como Deus. Outros alegam que esses três números (666) simbolizam a trindade satânica em atividade durante a tribulação: Satanás, Anticristo e o falso profeta. Os adoradores de Satanás, em número crescente em todo o planeta, estarão prontos a atender ao comando do Anticristo (Ap 9.20; 1 Co 10.20; Rm 1.16-32). Fiquemos com as palavras de Paulo:
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios” (1 Tm 4.1; 2 Ts 2.3,10). Vejam a reverência e importância de que se revestem essas palavras inspiradas por Deus: “o Espírito expressamente diz…”.
A imagem da Besta (Ap 13.14.15).
A imagem do Anticristo não será uma imagem comum, igual às que conhecemos. Ela terá um espírito maligno dentro dela e da sua boca sairá voz humana. Certamente, sairão lágrimas de seus olhos. Não será muito difícil conseguir que milhões de pessoas adorem esse ídolo. Vejam o exemplo nos dias de hoje. A imagem de Buda, por exemplo, não fala, não chora, não pisca os olhos e é adorada e reverenciada por milhões de budistas. Nos tempos do fim quem estiver no engano ficará mais enganado ainda; quem for idólatra, mais idólatra ficará; quem estiver em trevas espirituais, maiores trevas sofrerão (Ap 13.15). Sofrerão em dobro porque terão contra si os juízos divinos e a perseguição do Anticristo: “Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” (Ap 12.12).
FONTE: O FOGO DO APOCALIPSE – Este estudo poderá ser remetido, grátis, por e-mail. Pedidos: [email protected]