A Vingança de Deus

Timofei Diacov

Deus é vingativo? Muitos acham que não. O Estado é vingativo? E se o Estado o é, por que não o será Deus também? Mas, o que é vingança, senão a punição? Se transgredirmos qualquer lei brasileira e, conseqüentemente recebermos a retribuição, será que não o receberemos de Deus? Está escrito na bíblia: “Dai lugar à ira, porque minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor”. Todo mal precisa ser retribuído. Vamos a um texto bíblico. Em I Tessalonissenses 1.8 Deus diz: “Deus, quando se manifestar em Jesus Cristo, como labaredas de fogo, tomará vingança dos que desconhecem a Deus e dos que desobedecerem o evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Esse dia virá, muito mais depressa que se possa imaginar. E, como diz, “vingança de fogo”.

O fogo devora tudo: devora os ignorantes e devora os que, conhecendo, não obedeceram. E esta palavra deve nos estimular à obediência e ao conhecimento. E se a ignorância salvasse, o Senhor Jesus Cristo não teria enviado os seus discípulos com a missão de ir e pregar o Evangelho. O Apóstolo Paulo, em Romanos 10, diz que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Cristo. Se a ignorância salvasse, podemos dizer ainda: pregar para um ignorante a palavra, não estaríamos levando-lhe a salvação, mas sim a condenação; porque, ele poderia rejeitar a mensagem de salvação; e, rejeitando-a, estaria permanecendo na condenação. Então, diante disto, deixemos de pregar-lhe a palavra; e assim, ignorando a mensagem, ele elstaria salvo. Mas não é assim.

Vejamos o que mais diz a palavra de Deus sobre este assunto. Em Romanos 2.13 diz: “Porque todos os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei serão justificados”. E no verso 14 diz: “Porque os gentios, que não têm lei, fazem as coisas naturalmente que estão escritas na lei; e não tendo eles lei, para si mesmos são lei”. E no verso 15 ele ainda diz: “Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os”. Como podemos ver, o homem é inescusável diante de Deus. Ele será salvo, livre da condenação, se vier a conhecer a palavra, e, conhecendo-a, obedecê-la. Portanto, não basta conhecer a verdade. é preciso obedecê-la; e obedecê-la fielmente. Do contrário, cairá na condenação, tanto o que conhece como o que desconhece a verdade. Queira o Senhor Deus nos ajudar a todos nós a viver como manda a sua palavra. E que Ele seja louvado e engrandecido.

================

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 – Jardim Pinheiro
16400-576 – Lins – SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

observação do compilador: recebi uma ligação do Pr. Timofei, agradecendo às pessoas que lhe fazem telefonemas. Ele fica tão satisfeito, que tem um caderno, onde marca cada uma das ligações que recebe. Então eu peço a você, leitor: se tais pérolas têm sido edificantes para a sua vida espiritual, dê um presente ao nosso veterano Pr. Timofei: faça-lhe uma ligação telefônica. Ele não tem internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *