A Ordenança do Sábado foi Cravada na Cruz

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Cl 2.14, 16,17).

“O adventismo diz que o que foi cravado na cruz foi a lei cerimonial. O que era contra nós consistia de rudimentos fracos e pobres. Não podia ser o sábado semanal, que é registro de um fato passado, histórico”.

Resposta Apologética – Esquecem-se eles de que a redenção do cativeiro egípcio era também uma sombra, embora fosse um fato histórico: o sacrifício de Jesus para redimir a humanidade do cativeiro da morte espiritual (1 Co 5.7). Além disso, é importante apontar a declaração de um teólogo adventista. Ele diz sobre esse texto:

“O consenso unânime de comentaristas é que estas três expressões representam uma lógica e progressiva seqüência (anual, mensal e semanal). Este ponto de vista é válido para ocorrência desses termos… Um outro significativo argumento contra os sábados cerimoniais é o fato de que estes já estão incluídos nas palavras dias de festas (ou festividades – no original)… esta indicação positivamente mostra que a palavra SABATON como é usada em Cl 2.16 não pode referir-se aos sábados cerimoniais anuais” (From Sabbath to Sunday – Do Sábado para o Domingo, Samuele Bacchiocci, 1977, p. 359-360).

Além disso, devemos considerar que o texto que a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças, não podia ser ligada a cerimônias e rituais, pois estas foram estabelecidas a favor dos homens (Hb 5.1-3).

A propósito, a Sra. White interpreta a palavra “ordenanças” de modo a referir-se justamente ao sábado semanal. Diz ela: “Desta maneira indica o profeta a ordenança que tem estado esquecida: levantarás os fundamentos… Se desviares do sábado…”.

(Extraído da Bíblia Apologética).
01.01.07
www.palavradaverdade.com – Seitas e heresias

Estudos pertinentes:
A Lei na Antiga Aliança
A Lei do Antigo Testamento
O Antigo e o Novo Concerto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *